quinta-feira, 12 de abril de 2018

O preço que se paga

Acho que "A história secreta" , de Donna Tartt, é um livro sobre a ingenuidade e o quanto as fachadas que pintamos de nós mesmos e dos outros mais cedo ou mais tarde caem, nos empurrando para a realidade de que não adianta nos enganarmos - no fim somos capazes de tudo e carregamos muito mais do que imaginamos dentro de nós.

Não sei se por acaso a relação entre Charles e Camilla não fosse tão complexa como é e Henry e ela tivessem ficado juntos o final dele teria sido diferente; talvez não. Talvez o amor dos dois não fosse o bastante para aplacar daquela alma que não parecia pertencer a este tempo - também pelas desilusões adquiridas bem ao fim por sua própria ingenuidade.

Apesar de todo o seu ciúme, me pareceu fora de contexto Charles ter machucado a irmã como o fez - alguém que mal suportou o corte no pé dela. Também achei muito cruel eles terem sido separados quando podiam muito bem terem se acertado depois de um tempo. Pessoas em si mesmas como são, ao mesmo tempo certamente funcionam melhor perto uma da outra.

Outra ilusão e ingenuidade da parte de Richard foi pensar que sua versão idealizada de Camilla poderia se interessar por ele com Henry e Charles fora do caminho. Mas a questão verdadeira é que a moça é mais do que ele imagina e merece, e ele nunca esteve no páreo.

Considerando a minúcia e paixão com que descreve Henry e a menina, cheguei a pensar que Richard fosse atraído pelos dois, mas analisando melhor, acho que ele o fazia porque a frieza graciosa de H. era mesmo fascinante e porque ele sabia que jamais teria aquela química peculiar com Camilla.

Sem dúvida Henry carrega a facilidade com que matou Bunny como mais um de seus pesares, mas B. era tão chato que mereceu o destino que teve e toda a sua necessidade terrena e divina. O que, levando em conta o quão desagradável B. podia ser, me leva a questionar a razão de ele estar no grupo, quando poderia muito bem ter sido isolado e considerado apenas um colega numa turma bem pequena. Ainda mais pensando no que Henry falava sobre sua relação com ele...

08/03/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo feedback!

Rocha

Deixo a luz do sol bater um pouco a cada vez sobre as várias faces e ranhuras lapidadas por tempo e destino para que ilumine e penetre a gra...