segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Nova Iorque, 24 de setembro de 2018

"Obrigado ao Sr. Secretário-Geral, à Diretora Executiva da UNICEF e a todas Vossas Excelências e distintos convidados do mundo inteiro. Meu nome é Kim Namjoon, também conhecido como RM, líder do grupo BTS. É uma honra incrível ser convidado para uma ocasião com tal significado para a geração jovem de hoje.
Em novembro passado, o BTS lançou a campanha LOVE MYSELF com a UNICEF, construída na nossa crença de que o amor verdadeiro começa primeiro com amar a mim mesmo. Temos estado em parceria com o Programa da UNICEF Para O Fim da Violência para proteger crianças e jovens ao redor do mundo da violência. E nossos fãs se tornaram uma parte maioritária desta campanha com sua ação e com seu entusiasmo. Nós temos mesmo os melhores fãs do mundo. E eu gostaria de começar falando sobre mim mesmo.
Eu nasci em Ilsan, uma cidade próxima a Seul, Coreia do Sul. É um lugar muito bonito com um lago, colinas, e até mesmo um festival anual das flores. Passei uma infância muito feliz lá, e era apenas um menino comum.
Eu costumava olhar para o céu noturno e me perguntar, e costumava sonhar os sonhos de um menino. Costumava imaginar que era um super-herói que poderia salvar o mundo. E na introdução de um dos nossos primeiros álbuns, há um verso que diz 'Meu coração parou quando eu tinha talvez nove ou dez anos'. Olhando para trás, acho que foi quando comecei a me preocupar com o que as outras pessoas pensavam de mim e comecei a me enxergar através dos olhos delas.
Eu parei de olhar para os céus noturnos, as estrelas. Parei de devanear. Em vez disso, eu apenas tentei me encaixar nos moldes que outras pessoas fizeram. Logo, comecei a calar minha própria voz e comecei a ouvir as vozes dos outros. Ninguém chamou pelo meu nome, nem eu. Meu coração parou e meus olhos se fecharam. Então, assim, eu, nós, todos nós, perdemos nossos nomes. Nos tornamos como fantasmas.
Mas eu tinha uma sensibilidade, e era a música.
Havia uma vozinha dentro de mim que dizia 'Acorde, cara, e escute a si mesmo'. Mas eu levei muito tempo para ouvir a música chamar pelo meu verdadeiro nome. Até mesmo depois de tomar a decisão de me juntar ao BTS, houveram muitos obstáculos. Alguns podem não acreditar, mas a maioria das pessoas achava que éramos incompetentes. E, às vezes, eu quis apenas ir embora.
Mas acho que fui muito sortudo por não desistir de tudo. E tenho certeza de que eu, e nós, continuaremos tropeçando e caindo assim.
O BTS se tornou artistas performando naqueles estádios enormes e vendendo milhões de álbuns agora, mas ainda sou um cara comum de 24 anos. Se há alguma coisa que eu tenha conquistado, isso só foi possível porque tenho meus companheiros do BTS bem ao meu lado e por causa do amor e apoio que nossos fãs do mundo inteiro têm por nós.
E talvez eu cometi um erro ontem, mas o meu eu de ontem ainda sou eu. Hoje eu sou quem sou, com todos os meus defeitos e meus erros. Amanhã, pode ser que eu seja um tantinho mais sábio, e este também será eu. Esses defeitos e erros são o que sou, formando as estrelas mais brilhantes na constelação da minha vida. Passei a amar a mim mesmo por quem eu sou, por quem eu fui, e por quem eu espero me tornar.
Eu gostaria de dizer uma última coisa.
Depois de lançar os nossos álbuns LOVE YOURSELF e a campanha LOVE MYSELF, começamos a ouvir notáveis histórias de nossos fãs do mundo todo de como a nossa mensagem os ajudou a superar suas dificuldades na vida e a começarem a se amar. Essas histórias nos lembram constantemente da nossa responsabilidade. Então, vamos todos dar mais um passo.
Nós aprendemos a amar a nós mesmos, então agora eu os exorto a falar. Eu gostaria de perguntar a todos vocês, 'Como você se chama? O que te empolga e faz seu coração bater?'. Conte-me sua história; eu quero ouvir sua voz e quero ouvir sua convicção. Não importa quem você é, de onde você seja, a cor da sua pele, sua identidade de gênero, apenas fale. Encontre seu nome e sua voz ao falar.
Eu sou Kim Namjoon, e também o RM do BTS. Sou um idol, e sou um artista de uma cidadezinha da Coreia. Como a maioria das pessoas, cometi muitos e muitos erros na minha vida. Tenho vários defeitos, e muitos outros medos, mas me aceitarei tanto quanto puder e estou começando a amar a mim mesmo gradualmente, de pouquinho em pouquinho.
Como você se chama? Fale. Muito obrigado."

- tradução minha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo feedback!

Rocha

Deixo a luz do sol bater um pouco a cada vez sobre as várias faces e ranhuras lapidadas por tempo e destino para que ilumine e penetre a gra...