segunda-feira, 24 de março de 2025

Às vezes a gente usa máscaras e nem percebe

 Às vezes a gente só quer se sentir forte. Quer ser levado a sério, evitar ser passado para trás. Tratar os assuntos sérios ou mais complicados com a naturalidade devida. Ficar à vontade com o que talvez ainda cause vergonha. Tirar das mãos dos outros o tanto da nossa vida que ainda está lá.

Às vezes só queremos seguir lembrando que, no fim, só temos a nós mesmos. Queremos nos proteger. Queremos focar na luz e beleza das coisas ao redor. Queremos nos sentir bem dentro da própria pele. Enxergar e viver de verdade a grandeza que nos pertence. Amar aquilo que vemos no espelho antes de dormir.

Muitas vezes, a pessoa só quer se entregar para a vida, apesar do medo. Sair do lugar que é mais cômodo, por mais doloroso que seja. Quer fazer as escolhas mais certas possível… Não só para o coração, mas para a consciência. Não quer desistir de si mesmo, nem de seguir a própria intuição.

Às vezes, só está procurando as palavras certas. Só se está tentando trilhar um caminho que dê num bom lugar no final. Só estamos fazendo o possível para nos sentirmos pessoas. Só queremos ter a sensação de que sabemos nos defender e cuidar de nós mesmos. Sentir que estamos realmente crescendo. Mostrar uma face diferente e conseguir se apropriar dela.

Mas talvez, só talvez, aquela pessoa esteja certa em algum nível… E no fim isso seja só mais uma máscara. Uma máscara que ainda não virou pele.

março de 2025

 

segunda-feira, 17 de março de 2025

Algumas pílulas são difíceis de engolir mas são um santo remédio

 O mundo te fará esquecer quem você é de verdade. O mundo te fará pensar que você é apenas um aspecto de si mesmo. O mundo te fará achar que todas as coisas permanecerão como estão, principalmente as ruins. O mundo te dará a entender que seu valor está naquilo que você faz.

O mundo te dirá que você não é o suficiente. O mundo te cobrará, muitas vezes, por mais do que aquilo que você pode dar. O mundo te gritará que você não tem escolhas. O mundo te induzirá a se distanciar do que te faz humano. O mundo não te deixará enxergar o que está diante dos seus olhos.

O mundo te contará mentiras, e pode ser que você acredite nelas. O mundo te convencerá de que apenas uma verdade existe. O mundo te encherá de um medo que pode te privar daquilo que você mais deseja. O mundo te fará confundir esforço por excelência com vício em perfeição.

O mundo te tornará pequeno, para evitar que você lembre da própria grandeza. O mundo te direcionará a buscar lá fora muito do que está dentro de você. O mundo tentará esconder de você aquilo que você tem de mais frágil, honesto e sincero. O mundo te nomeará soldado e general das mais árduas batalhas, e nelas você perecerá.

O mundo te apresentará a culpa e a vontade de culpar. O mundo te manipulará para odiar tudo o que menos merece ódio. O mundo te voltará contra você mesmo. O mundo te sussurrará que, antes do que você imagina, seu tempo terá acabado. O mundo berrará que o destino importa mais que o caminho.

O mundo te dirá, a um só tempo, que tudo é muito fácil e muito difícil. O mundo colocará um espelho diante de você, e você desviará os olhos. O mundo gozará que alguns obstáculos são intransponíveis. O mundo te testará até o último segundo, e você falhará. O mundo te colocará em lugares onde você não pertence…

Apenas se você deixar.

 março de 2025

 

segunda-feira, 10 de março de 2025

Tu não te moves de ti

 Uma das partes mais complicadas e dolorosas do amadurecimento e do autoconhecimento é se olhar. Se olhar e se enxergar de verdade.

Muito poucos conseguem parar para refletir sobre as escolhas que fizeram na vida até bem mais tarde, e talvez nunca. Outros, quando conseguem, acham que não têm mais tempo de modificar a própria postura, o próprio entorno. Outros, ainda, realmente o fazem tarde demais.

Em algumas ocasiões, é a própria vida que te faz parar tudo e questionar onde se está; o que se fez ou deixou de fazer. E, quanto mais a gente se deixa levar e adia o inadiável, mais doloroso se torna esse movimento. Machuca quem o nega e também quem toma parte nele, mas apenas um deles tem a chance de sair dali realmente transformado.

Com sorte, este não é um caminho que se percorre apenas uma vez. Isso porque, ao mesmo tempo em que é curta por natureza, a vida vem ficando cada vez mais longa para o ser humano. E, se as únicas certezas são a mudança e a morte, quem acorda da noite escura da alma precisa ficar atento para não voltar a dormir.

Estar acordado para reconhecer quem fomos, quem somos e tentar desenhar quem queremos ser. Saber nomear o que nos foi dado e permanece conosco; tudo o que não mais nos serve de modo geral; tudo o que sempre foi nosso e não há quem nos tire.

Afinal, não há mão que nos salve como a nossa própria. Não há caminho mais longo que aquele que ninguém pode trilhar por nós. Não há companhia mais leal e constante do que de alguém consigo mesmo. Não há sombra que dê mais medo do que a que tem o nosso contorno.

março de 2025

 

domingo, 9 de março de 2025

Feitoria

Tu me pintaste de ouro
com asas de anjo, aura de santa
sem um pingo de desaforo
me viste em grandeza tanta!
 
Tu me chamaste dourada,
luz de vida tão possível
em que até mesmo ser amada
parte um coração tão volúvel!
 
Tu me elevaste a divina
sem quem lhe cuide o templo
e tomaste para si a sina
de ser dono de todo lamento
que transfigura a face menina!
 
Senhora de um vazio me deixaste
herdando tão bela pintura
em que a tinta me traz de arraste
minha carne mais plena e pura!
 
09/03/2025

sábado, 1 de março de 2025

Deep fear II

Perhaps my greatest fear
is all that a heart can feel
and any love that comes too near
never seems to feel that it's real.
 
I am afraid of smile and tear,
of silence and of scream.
Being one's love, one's dear
breaks me, bursts me at the seams.
 
I seem to be scared of the very life
to which nothing I do is enough
to deal with joy, pain and strife,
so all I say sounds like a bluff.
 
I am afraid of my own shadow
and the death of this desire
for something greater than a border narrow
like a body consumed by a fire.
 
01/03/2025

Musings

I don't even know why I worry when so little of life goes the way I want... And when so much of my story can be defined and changed by a...