segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Lições que o amor pelas palavras me ensinou

- tudo o que sei é que, por melhor que minha professora de literatura tenha sido, aprendi mais sobre isso e poesia lendo por conta própria e em mais de dez anos de escrita do que em três anos de ensino médio.

- não há nada como transformar conversas aleatórias (ou nem tanto assim) em uma cadeia inteira de pensamentos. E depois num texto, numa postagem...

- eu costumava dizer que meu processo de escrita se baseia naquelas "vozezinhas" que me sussurram palavras, mas na verdade não é bem este o caso. Trata-se mais de um pensamento repetitivo. Às vezes são palavras mais específicas que vêm de pronto, e outras vezes eles repetem a ideia geral, por isso preciso esperar até ter os termos certos. Outras, sou apenas eu falando comigo mesma - sussurro algo qualquer que se torna um verso.

- arrependimentos acontecem e são normais.

- sou humilde o suficiente para saber para saber que sempre posso melhorar minha escrita e talvez vendê-la pelo quanto ela valer pelo que é, mas não pretensiosa para pensar que apenas uma palavra vale diamante.

- às vezes podemos nos surpreender conosco mesmos no bom sentido ao olhar para a própria evolução.

- o que acontece inconscientemente pode produzir um ótimo resultado.

- há beleza nos rabiscos do ato de refrasear e no resultado final de um poema passado a limpo.

- não há nada como ter textos sobrando para manter o blog atualizado.

- nem como ler um poema e sentir que as palavras são os pregos do seu caixão (risos).

- o coração de um escritor sempre se aquece quando vê lucros acumulando, ainda que lentamente. Especialmente de pessoas que sabemos que nos apoiam não importa o que aconteça.

- escrever com outras pessoas é extremamente gratificante e prazeroso.

- há sempre chance de se aprender algo novo.

- cerque-se das pessoas certas, e elas despertarão o melhor de você.

- tu sabes que é um poeta quando a maior parte do que dizes tem mais de um significado. E quando até tuas entradas de diário são escritas em verso.

- uma das melhores partes de ser prolífico é ver o quanto estamos melhorando conforme se pensa, trabalha e escreve, se tu me perguntares. E digo isso com completa consciência de que qualidade é mais importante que quantidade. Ser prolífica é meu filtro pessoal.

05/01/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo feedback!

Rocha

Deixo a luz do sol bater um pouco a cada vez sobre as várias faces e ranhuras lapidadas por tempo e destino para que ilumine e penetre a gra...