quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Telas deficientes

Com o passar dos anos comecei a reparar de verdade nos programas de televisão, livros e filmes e me incomodar com a ausência de pessoas como eu nas histórias. Pessoas com deficiência existem e estão em todo lugar, basta que se olhe com um pouco mais de carinho. Só no Brasil somos mais de 23% de uma população de mais de 200 milhões, com mais da metade de ambos valores composta por mulheres.

Por mais que hoje já se consiga enxergar uma representação das deficiências aqui e no exterior, com certeza ainda há muito a ser feito, mas não deixo de comemorar os pequenos detalhes e esforços.... Embora eu hoje me questione sobre quando vou ver de verdade a minha deficiência (paralisia cerebral) e outras, como visuais, auditivas e intelectuais, com todos os seus graus e particularidades de pessoa para pessoa, mostradas sem clichês ou auto piedade.

Digo isso porque quase sempre as mesmas pessoas, ricas e brancas, a propósito, aparecem representando as mesmas deficiências... não estou dizendo que para ou tetraplegia não mereçam ser mencionadas, mas que elas não são as únicas! E as pessoas com menos recursos enfrentam as mesmas dificuldades e preconceitos; com o ônus da questão de muitas vezes não encontrarem tratamento gratuito ou de menor custo perto de si, sem contar as barreiras arquitetônicas que não facilitam a independência e conforto de nenhum de nós.

As pessoas não fazem ideia do quão meu coração ficou aquecido na época em que li “Capitães da areia” de Jorge Amado e me deparei com Sem-Pernas – mais um menino do bando de Pedro Bala com sua história desgraçada de abandono pela família, neste caso muito por conta da deficiência. O livro me deu a entender que a personagem possui um dos muitos graus do mesmo que eu, e fiquei ainda mais contente de saber que o ator selecionado para o interpretar no cinema no filme dirigido por Cecília Amado chama-se Israel Gouvea: um filho da Bahia de fato portador de PC. Não havia como eu não me solidarizar ainda mais, porque nós existimos sim.

Se Anakin Skywalker pode perder um braço e mesmo com um de metal virar um Jedi de respeito e até Lorde Sith, por que ainda não temos alguém como eu, uma moça latina com paralisia cerebral derrubando Stormtroopers com tiros de laser numa cadeira a jato ou algo assim? Se temos Caïn na França solucionando crimes de cima da cadeira de rodas manual, morando sozinho e pilotando um carro, por que não podemos ter uma mulher? Se temos um Viking como Ivar conseguindo provar-se como guerreiro e digno de temor e respeito indo para a guerra numa charrete, quando verei uma mulher com as mesmas intenções e determinação de não se sentir menor do que ninguém?

Isso sem contar as deficiências visuais e auditivas: no caso das últimas, a única representação televisiva que me ocorre e que é válida, mas ainda assim com certeza poderia ser bem melhor é a personagem de Mônica Carvalho em Corpo Dourado de 1998, em que ela passa a se comunicar por Libras depois que para de usar a voz por conta do trauma de saber que perdeu a mãe ainda muito jovem. Claro que não posso responder pelos deficientes auditivos, mas é a sensação que tenho.

É lindo que pessoas sem deficiência se coloquem em nosso lugar e tentem emprestar o corpo para saber como nos sentimos, mas claro que nada substitui a chance de alguém que de fato passa por isso poder mostrar que não só as limitações estão aí e merecem aparecer, mas de um ponto de vista mais realista. Por isso me felicita muito que isso tenha sido respeitado na transição do Sem-Pernas da literatura para o filme. Cada um que vive a deficiência o faz e a tem à sua própria maneira e isso precisa ser mostrado.

O que nos resta é torcer e cobrar para que mais pessoas como nós estejam presentes na ficção exatamente como na realidade – ou pelo menos como parte da realidade demonstra, porque até na vida real muito precisa ser mudado. Que o maior número de deficiências e portadores delas em suas muitas variações tenha lugar digno na literatura, televisão e cinema e principalmente na vida, porque temos os mesmos sonhos e objetivos de qualquer outra pessoa.

11/10/17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo feedback!

Rocha

Deixo a luz do sol bater um pouco a cada vez sobre as várias faces e ranhuras lapidadas por tempo e destino para que ilumine e penetre a gra...