quinta-feira, 26 de outubro de 2017

A tragédia Romântica de Romeu e Julieta

Talvez a tragédia de Romeu e Julieta seja mesmo Romântica, mas ao contrário de muitos, escolho usar o R capital por ir além do que ouso dizer ser o aspecto mais óbvio, superficial e visível de uma história entre pessoas que se veem apaixonadas.

Boa parte do Romantismo, creio eu, se sustenta justamente com a tragédia que ocorre.

Quando se vê que não só não se pode viver sem aquele alguém, como perceber que mesmo na morte a beleza e pureza da pessoa não se perderam e até se realçaram, apesar da dor que se sente da ausência. Que mesmo esta dor pode ser bela...

Quando se percebe que para jamais perder a chance de manter o objeto de amor por perto e apreciar tudo o que te apaixonou... Se é na morte que se pode finalmente viver esse amor, que assim seja.

É o preço que se paga por saber ser ingênuo pensar, que, no idealizar de uma vida perfeita se pudessem ficar juntos, o fogo daquela paixão seria o suficiente para purificar as duas famílias e reduzir as inimizades a pó. De que seria suficiente... E de certa forma foi.

Talvez tenha sido o afã do que bastava que originou o plano mal-fadado, apesar da decisão acertada de fugir. E que sejam mesmo dos impossíveis e dos "e se" de que nunca saberemos que nascem os grandes Romances.

22/08/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo feedback!

Rocha

Deixo a luz do sol bater um pouco a cada vez sobre as várias faces e ranhuras lapidadas por tempo e destino para que ilumine e penetre a gra...